.

.
4

Quais as brincadeiras que fizeram parte de sua infância?

 Olá lindas do meu <3! 

      O tema de hoje é, quais as brincadeiras que já fez parte da sua infância , quem não não gostava de brincar né! Na quela época as brincadeiras era tão prazerosa , que as crianças tinha vontade de passar a maioria das parte na rua , eu mesma amava brincar, geralmente os jogos e brincadeiras infantis proporcionar os desenvolvimentos das crianças ,atualmente devido ás  mudanças as brincadeiras estão ficando para traz , por causa das tecnologias ,como a televisão e computador. A evolução urbana tem contribuindo para a extinção dessa atividades,sem contar na insegurança generalizada do país ,e estão fazendo com que as calçadas deixem de ser um local de divertimento infantil para as crianças. Antigamente aqui no nordeste , era comum na cidade , principalmente nos pequenos municípios aqui  de alagoas, as crianças brincarem em frente a suas casas e as ruas eram tranquilas, não tinham muito movimento ,mais hoje não podem brincar devidos os movimentos das ruas que estão movimentadas demais de carros e caminhões, lembro que brincava muito em frente a minha casa de bolinha de gude hahaha mais confesso  que era feliz e amava,gente do céu eu ganhava das meninas e meninos era uma gerra nesta hora, eu tinha 3 garrafas de refrigerante cheia de bolinha de gude.Eu era craque nisso viu.rsrsrrs

Quem já brincou de Bolinha-de-Gude?

A brincadeira é assim , você faz um circulo com um pedaço de giz na areia,e coloque  algumas bolinhas de gude no centro.Ai cada jogador vai ficar com uma bolinha de gude,Cada participante  tem  um objetivo de jogar a bolinha  que estar na mão e acerta a tirar uma do círculo.Só ganha quem tirar o maior números de bolinhas de gude.


                     

   

                                    Quem já brincou de Avião ou Amarelinha?

        Bom gente este jogo é assim, pode ser qualquer criança e quantidade que quiser , ai risca-se no chão ,com giz ou pedaço de pau, ai começa a brincadeira , de braços aberto , joga uma pedra em umas das casas e pular com um pé só,sem pisar na casa que esta ao lado ou na linha, isso faz na casa toda a mesma coisa, indo e voltando.Ganha o jogo quem chegar no céu sem errar,ou seja a pedra no local que jogar correto sem pisar na linha como eu disse.
                       

                                 Quem já brincou de Queimadas ?

   Esta brincadeira é assim ,as crianças são divididas em  dois grupos,e são dividas no campo de batalha a mesma distancia de cada grupo,e no meio tem que traça uma linha , como se fosse uma fronteira.Uma criança da equipe adversaria joga uma bola na outra equipe,e a equipe que não segurar a bola e for atingido por ela , já é queimada.A criança que conseguir pegar a bola tem que atirar ,imediatamente ,no outro grupo adversaria. Só vence o grupo quem conseguir queimar todas os adversário ou menor numero que for de queimado.Gente do céu nesta brincadeira eu era queimada toda hora. hahaha

                                  

                                     Quem já brincou de Cabo-de-Gerra ?

    Vamos lá na brincadeiras os participantes e são divididas em dois grupos 10,eu sempre brincava em grupos de 5,tipo 5 de um e 5 do outro tem que ser grupos iguais .Ai cada grupo segura de lado da corda  e o outro no outro.Cada um no seu lado e cada um tem que ficar com o mesmo tamanho de corda. Ai vai começa o jogo ,o grupo puxar a corda para o seu lado ,O vencedor é aquele que durante o tempo dois minutos, conseguir puxar mais a corda para o seu lado ganha.
   

                        

                         Quem já brincou Esconde-Esconde ?

    Este jogo é bom demais gente sempre brincava na escola com coleguinhas de 6 crianças, é assim uma criança é escolhida ,para contar de 1 até 30,e com os olhos fechados e virado para o de costa  na parede ,para que não vejam onde as outras crianças se esconderam.E durante a contagem de 1 até 30,assim que terminar tem que encontrar as crianças ondem estão escondidas e ao avistá-la um criança diz Ex: '' Batida Maah'', e tem que bate com as mãos onde ela estava contado  na parede.Se alguma das criança que se esconderam chegar 1 ,na parede onde a outra estava contando ,diz assim e fala alto '' batida, salva todos'',ai quem estava contado vai contar novamente.Agora se todos forem pegos , ai sim escolhe outra criança para contar e começa tudo de novo.
                               


                               Que já brincou de  Rouba-Bandeira?

   Vamos lá os participantes são divididos em dois grupos beleza hahaha,cada um com mesma quantidade de criança,e delimita-se o campo e cada grupo no seu lado,ai nisso ,
é colocada uma bandeira no galho de árvore.O jogo começa ,ao tentar roubar a bandeira do seu adversário, sem ele tocar no jogador.Quem não conseguir , fica parado é preso no local ,parecendo uma estatua isso no caso se for pego, e esperando um jogador da mesma equipe ,salva tocando.Só vence o grupo  quem  tiver menos preso ou quem pegar 1 a bandeira, independendo do números de crianças presas.

                         


                                    Quem já brincou de Boca-de Forno ?

    Bom 1 escolhe uma criança para ser o líder ,que vai solicitar os restos dos participantes a seguir a missão.A brincadeira começa assim o líder grita : -Boca-de-forno!.Ai os restos respondem assim :FORNO ! -Tirando bolo! ai os restos respondem assim : Bolo!-ai o participante fala ,o senhor rei mandou dizer que....e nisso indica uma poção de idas e vindas a diversos lugares,em busca de galhos de plantas , objetos ,ou flores etc.Nisso todas as crianças se movimentam para cumprir a missão.Esta brincadeira parece com uma gincana , mas sem ganhador.

                          


                                        Quem já brincou de Passarás ?

       A brincadeira é assim o grupo de criança participantes não pode saber, duas crianças escolhem aleatoriamente dois nomes.tipo flores , ou animais etc.E cada um guarda o nome escolhido em segredo.Posicionam-se em pé, uma de frente para a outra e, de mãos dadas, formam um arco. Ai os restos formam uma fila que deverá ser encabeçada por uma das criança maior ou a mais esperta, que sera presentada a mãe de todas.
Ai esta criança puxara a fila e passará por baixo do arco,e cantado a musica :-Passarás ,Passarás, passarás, algum delas há de ficar. Se não for o da frente, deve ser o de detrás.Ai a última criança que for escolhida e  ficar presa,entre os braços do ''arco'' ,ai ela deve responde a pergunta ex: Você quer Pera ou maçã .Ai a opção que a criança escolher, fica na atrás daquela que guardou aquele nome.E a brincadeira continua,até o ultimo participante ficar preso. Só ganhara  quem tiver o maior numero na fila e escolher a fruta .

                      


           Bom gente espero que tenham gostado , são varias brincadeiras mais só selecionei estas! Comentem tá ! 
                    Blog da Maah!Misturinha do Bem!


4 comentários:

  1. oi,vim conhecer seu blog e estou te seguindo,gostei muito do post,quando era pequena brincava muito pique esconde e roda,o passarás na minha terra era chamado passa passa igualmente apreciado pelas crianças da época.Venha me visitar,aguardo bjus
    Tania www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bom esta brincadeira é uma pena que a infancia passa a rapido mais é tão gostoso ser criança, vou ai sim e seguir você e conhecer seu blog linda

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este post.
    Nossa! Brinquei muito, hoje as crianças não brincam mais assim!Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Verdade , querida artes da Mariah , a tecnologia estar em primeiro lugar ,a infância ficando para trás ninguém quer saber de brincar , bom tempo é a infância pena que não voltam mais.

    ResponderExcluir

Por gentileza não coloque SPAM .
Comentem com carinho sem PORNOGRAFIA.BRIGAS,Afins.
Deixe o links de vocês para que eu possa VISITAR.
Obrigada pela VISITA.
Volte mais vezes QUANDO PUDER.
Obrigada pela ATENÇÃO e DEUS TE ABENÇOE .